4:39 AM

Jornais em apuros

Posted by Robino do covil


Lê-se no Diário Digital que todos os jornais diários portugueses estão a perder leitores. Todos eles: do JN ao Público, passando pelo DN e Correio da Manhã, nenhum escapa à sangria nas vendas. Aqui o Robino tem a teoria de que isso sucede porque agora a maior parte da malta lê os blogues (nomeadamente este) e fica suficientemente informado, sem ter que ir comprar o jornal, que actualmente já nem serve para embrulhar o peixe depois de lido.

Há quem diga que a explicação é outra: está no preço dos nossos jornais, dos mais caros da Europa Ocidental (baseio a afirmação no preço médio dos jornais em França e Grã-Bretanha e respectivo custo de vida nesses países); por exemplo, em Inglaterra, o The Guardian custa 65p por cópia (perto de 1 euro) para 90 cêntimos do Público em Portugal. É mais caro, mas é necessário ponderar que o poder de compra nesses países é muito maior do que o nosso.
E agora, reparem que se os diários ditos generalistas perdem leitores, o mesmo já não sucede com os três jornais desportivos diários (caso único na Europa e não sei se no Mundo) que continuam a ditar a agenda mediática e a vender como se não houvesse crise.

Não, não parece ser pelo preço. Será por causa dos novos meios de informação (internet) ou haverá outra explicação? Será isto um mero fenómeno conjuntural ou algo de mais profundo? Para onde vai a nossa Imprensa?

0 comments: